Unhas podem revelar problemas de saúde
5.9.10
Olá meninas! Tudo bem? Todas em clima de feriadão? Só consegui descansar agora, muitos parentes aqui em casa.
Bom, vamos ao que interessa, vocês sabiam que as unhas podem revelar problemas de saúde? Por exemplo, amareladas com espessamento e crescimento lento, podem aparecer em pessoas que tomam antibiótico por muito tempo seguido ou que tenham enfermidades pulmonares, como enfisema, derrame pleural e até determinados cânceres.
As doenças que afetam a quantidade de oxigênio no sangue (como alteração na anatomia do coração e doença pulmonar, incluindo câncer e infecção) podem deformá-las, deixando do as com aspecto de uma colher invertida.
As doenças que afetam a quantidade de oxigênio no sangue (como alteração na anatomia do coração e doença pulmonar, incluindo câncer e infecção) podem deformá-las, deixando do as com aspecto de uma colher invertida.
Unhas com curvatura acentuada e avermelhadas podem ser sinal de distúrbios no coração.
Arroxeadas podem ser por algum trauma, micose ou outra infecção.
Patologias hepáticas causam unhas brancas, com exceção da ponta (nas 10 unhas das mãos), o hipotireoidismo, uma doença da glândula da tireóide, pode levar ao enfraquecimento da unha. As anemias também, as carências nutricionais, as doenças que consomem o indivíduo. Todas elas podem deixar as unhas fracas. Manchas brancas pequenas podem ser pequenos traumas. Às vezes você bate a unha e isso interfere na linha de produção de células. Como a unha cresce devagar, você nem se lembra que havia batido. Já manchas grandes brancas podem indicar ausência de zinco no organismo.
Unhas com faixas negras verticais podem indicar disfunções hormonais ou ainda câncer de pele (melanoma).
Fracas, quebradiças, com descamação também pode ser falta de proteínas e vitaminas no organismo (provavelmente vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E).
Você pode fazer o auto exame, é só olha-las sempre com a luz natural ou mais próxima do natural. Verificar as bordas e as pontas para observar aberturas.
Os esmaltes, acetonas e removedores são produtos químicos. Portanto, o ideal é minimizar a exposição e investir nas substâncias menos agressivas (removedor e esmalte hipoalergênico). Deixe as unhas sem esmalte de um a dois dias. Nesse intervalo, hidrate-as com ceras e óleos apropriados.
A sujeira que se deposita embaixo delas deve ser removida diariamente com o auxílio de uma escovinha, já que pode conter fungos e agentes contaminantes.
E atenção com as cutículas. O melhor é tirar o mínimo possível. A cutícula é um mecanismo de proteção dos tecidos ao redor da unha, contra a entrada de agentes infecciosos, principalmente os fungos e as bactérias.
A cor ideal da unha é um rosa clarinho. Ela não deve estar descolando, sem sinais de infecção, não ter nenhum inchaço, nem pus.
Vocês já sabiam? Eu tinha ouvido falar, mas nunca tinha pesquisado a fundo sobre isso, interessante não? Não custa nada observa-las constantemente, qualquer alteração pode servir de alerta e ajudar na prevenção de doenças. É claro, caso sua unha apresente qualquer alteração, peço que antes de sair por ai preocupada, procure um bom médico, ele pode lhe dizer realmente o que você tem, nunca se auto medique!

23 comentários
muito importante você falar isso letícia tem muita gente que nem imagina o que pode acontecer com as unhas
ResponderExcluiratualizei o blog, dá uma passadinha lá: www.girlsgostamde.blogspot.com
AS minhas unhas são Fracas, quebradiças e com descamação :/
ResponderExcluirou seja, tenho ausência de vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E :/
que pior uaheuahuuaheuahue
Adorei o post.
ResponderExcluirÉ mto importante cuidar das unhas e realmente tirar o mto pouco a cuticula, meu prof de biologia sempre falava isso :P.
Bom, como sempre, o blog está ótimo!
Beeeeijos
=**
Super informativo e interessante, não sabia que as unhas poderiam ser reflexo de tantos problemas, de agora em diante vou ficar mais atenta às minhas.
ResponderExcluirBjs.
A minha quebrava muito, descamava... aí fui ver e era hipotireoidismo! Chatooooo
ResponderExcluirBeijos
Hellen
http://bonitete.blogspot.com
Legal..
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar que as unhas tinha a ver com a saúde..
Beijos
Boa dica! Eu não sabia não!
ResponderExcluirSuper interessante!
Beijooo
Post da saude publica! ahahah!
ResponderExcluirnao sabia dessas coisas, muito bom saber!
Mariana
Oi querida!
ResponderExcluirPois bem, sempre fico de olho nas minhas unhas!
Elas tbm ficam amareladas quando usamos esmalte por muito tempo sem deixar um dia para elas "respirarem". Pra sair o amarelado, só deixando crescer mesmo.
Bjocão!
Boa dica :)
ResponderExcluirnossa sou apaixonada pelas minhas unhas :)
Oi flor.
ResponderExcluirAdorei saber mais sobre as unhas.
As minhas são fraquinhas :/
bj ;*
Boa dica...
ResponderExcluiras minhas estam com descamação, e é certo que seja falta de vitaminas e proteinas. E quanto as cuticulas, estou evitando ao máximo retirar e quero chegar ao ponto de não fazer mais, é o mais certo! Sempre deixo elas alguns dias sem esmltes também :)
Ótimas informações...as minhas unhas são super fracas e quebradiças...mas com essas orientações ficou mais fácil descobrir os problemas......
ResponderExcluir:)
Olá td bem linda?
ResponderExcluirpor falar em unhas eu quero fazer unhas de gel, mas nao sei de faço de unhas de ocasião ou de gel!!! aii :(
Já tenho o post da mascara =)
http://electricvanilla.blogs.sapo.pt/
Preciso de vitaminas ;X
ResponderExcluirSAÚDE É REFLETIDA NAS PONTAS DOS DEDOS MINHA MÃE JA DIZIA !!!
ResponderExcluirainda bem que gostaste dos vestidos e do meu testemunho da mascara =)
ResponderExcluirhttp://electricvanilla.blogs.sapo.pt/
Post muito interessante. É importante que esse tipo de coisa seja lembrada.
ResponderExcluirque bom saber! acho q estou bem entao, mas cuidado nunca é demais!
ResponderExcluirBom saber disso!
ResponderExcluirtenso
ResponderExcluirDepois que comecei a cuidar melhor da minha alimentação e cuidar em casa das unhas e cutículas, percebi uma melhora considerável na aparência delas =))
ResponderExcluirÉ bom saber desse tipo de coisa para que possamos tomar mais cuidado com a nossa saúde.
ResponderExcluirMeninas(os) as respostas aos comentários será feita no próprio blog, certo?
Regras
- Não peça parcerias pelos comentários, entre em contato com a gente, pelo e-mail contato@belezaempost.com
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
Criticas e sugestões são sempre bem vindas!
Então é isso, comentem à vontade! ;D