Por que fazer intercâmbio?

28.2.13


Oi gente!

Vocês já pensaram em fazer intercâmbio? Tem uma galeeera aí embarcando nessa ideia. Eu fui uma delas. Fiz o meu no período de 2008 a 2010. E posso dizer uma coisa: se joga porque vale muito a pena!

Foto: Dedoc / CAPRICHO 
Só para se ter uma noção, de acordo com reportagem do Programa Conta Corrente, da Globo News, o mercado de intercâmbio no Brasil cresce em média 20% ao ano e só em 2012, mais de 280 mil brasileiros viajaram em programas de intercâmbio.

A Copa e as Olimpíadas estão batendo na porta. Oportunidades de empregos e de contato com a galera de outros países vão explodir aqui na nossa terra, por isso, nada melhor do que estar super preparado, né? Mas, se está difícil convencer seus pais a te deixarem ir/bancarem essa experiência ou mesmo se convencer (afinal, o seu bolso vai reclamar um pouquinho), separei alguns bons motivos. Se liga só:

#Novo Idioma

Fonte: blog Voo Solo

Se você não faz parte da turma dos nerds (se bem que ser nerd está na moda ultimamente) já deve ter falado ou mesmo escutado algum amigo reclamar que estudar outro idioma é chato, que tem um monte de coisas para decorar, verbo no presente, passado, futuro, etc.

Apesar de parecer batido, é #fato que estudar outra língua é muito importante para o sucesso na nossa carreira e, sobretudo, para poder entender e se fazer entender em um mundo onde estamos cada vez mais próximos, mais conectados.

Então, nada melhor do que aprender na prática, fala aí?! É beeeeem mais divertido. Sem contar que os perrengues lá de fora, as mímicas, os gestos, os se-vira-nos-trinta para se fazer entender podem ser bem úteis depois. Você desenvolve um lado do improviso, do jogo de cintura. E isso, darling, é essencial para os dias de hoje, seja no trabalho, seja com os amigos, ou mesmo com a família.

# Crescimento Profissional

Foto Getty Image
Como disse, outro idioma já é praticamente pré-requisito em muitas oportunidades de emprego. Porém, o intercâmbio não só vai te proporcionar esse domínio da língua, como também vai te fazer aprender a ter novas visões sobre o mundo, sociedade, responsabilidade, política, etc.

Sério, você vai voltar com outro pique para encarar desafios. Vai estar mais independente, confiante, acreditando no seu taco realmente. E pode acreditar, isso faz uma p$%&* diferença na hora de uma entrevista de emprego ou mesmo para crescer na sua carreia.

#Experiência de vida

Foto:  windofhope08.tumblr.com
Quer algo mais legal que conhecer culturas novas, comidas novas, costumes e lugares novos? O intercâmbio te proporciona isso. E o melhor, além de você conhecer tudo isso, você tem a oportunidade de conhecer algo que é extremamente essencial: você mesmo. Você muda pensamentos, passa a observar melhor o país de onde veio, a compreender sua família, amplia sua visão de mundo revê valores e até cria opiniões e visões de sociedade, política, economia, etc.

Além disso, ainda faz um montão de amigos e garante a hospedagem das próximas férias! Quer coisa melhor?!

Bom, independentemente do programa de intercâmbio que você for escolher, lembre-se sempre de pesquisar bastante sobre as agências que realizam esse serviço. É muito importante que você possa contar com profissionais honestos e eficientes, pois eles serão seu ponto de apoio caso precise.  Aconselho a visitar os sites, fazer busca nas redes sociais, perguntas aos amigos e, principalmente, visitar a agência. Eu vou indicar duas agências que confio, pois inclusive já viajei por elas:


Beijo Beijo 

Marília Maciel (blogueira do Entre Balanças e Andanças)


Veja também

9 comentários

  1. Muitoo legal o post o que me falta para fazer intercambio é ter uma idade neh?
    srrs
    God Bless!
    adotadospelopai.com.br

    ResponderExcluir
  2. Linda, hoje em dia tem programas para jovens a partir de 12 anos! Na ExpoMundi, por exemplo, sei que tem um programa chamado Férias Teens (http://www.expomundi.com.br/explore-o-mundo-ferias-teens.php). Bom, vale você dar uma pesquisada na agência que você confia, ver o programa que mais te a ver com você e se jogar nessa experiência! ;)

    Beijo beijo


    http://balancaseandancas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Morro de vontade de fazer, na época que meus amigos foram meus pais não me deixaram ir :(
    Mas ainda tenho esse sonho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lidia, não desista do sonho nunca!!! Vale super a pena e não tem limite de idade! Vai fundo, linda! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. meu sonho e ainda não desisti!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, meu sonho é fazer um intercambio, mas me falta money, uhauhauhua

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Hahaha.. Amei o post. Muito bem explicadinho. Estou para fazer intercâmbio, agora em setembro se tudo der certo. Se der, vou fazer posts no blog. Amei esse e amei seu blog. Vou linkar ao meu. Beios
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Estou adorando o blog (sou aquele tipo de blogueira que ama visitar/conhecer outros blogs quando deixam o link logo abaixo do comentário em alguma postagem rs). Sabe, sempre quis fazer intercâmbio, mas agora resolvi deixar para depois da faculdade, mas ainda não pensei muito sobre o país, mas como até lá ainda tem tempo...

    Beijos :*
    http://www.blogdaelis.com

    ResponderExcluir

Meninas(os) as respostas aos comentários será feita no próprio blog, certo?

Regras

- Não peça parcerias pelos comentários, entre em contato com a gente, pelo e-mail contato@belezaempost.com
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.

Criticas e sugestões são sempre bem vindas!

Então é isso, comentem à vontade! ;D