O que seria a Dieta Dukan?

6.3.13

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Algum tempo atrás estava no supermercado e vi duas moças conversando sobre uma tal Dieta Dukan e que ela era milagrosa! Pouco tempo depois meu instagram lotou de fotos de pratos dessa tal dieta. Mas o que seria isso?

As nutricionistas da Natue (loja maravilhosa, cheia de produtos naturais ótimos) responderam minha dúvida e ainda deram alguns conselhos sobre a tão falada dieta. CUIDADO! Não faça nenhuma dieta por conta própria! Sempre procure um nutricionista! Só vamos esclarecer a dúvida que muitas pessoas tem, assim como eu tinha. E não se esqueça de ler as considerações no final, onde elas falam sobre os riscos e deficiências desta dieta.

A dieta

A dieta Dukan a principio ficou famosa na Europa, mas com o sucesso do livro lançado e com algumas famosas aderindo ganhou fama mundial. Ela é dividida em quatro fases:

1ª fase: Ataque – 2 a 5 dias

Apenas proteínas: carnes magras, peixes, frutos do mar e frios magros, leites e derivados e ovos.

2ª fase: Transição - Até atingir o peso necessário

Inclui legumes como pimentão, pepino e tomate.

3ª fase: Estabilização

O tempo de duração desta fase é referente aos quilos perdidos, 10 dias para cada kg, então se você perder 5kg terá que manter esta fase por 50 dias.

Inclui 2 fatias de pão integral por dia e duas refeições por semana contendo arroz, batata, leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico, lentilha).

4ª fase: Consolidação – para o resto da vida

Alimentação sem restrições e apenas um dia por semana realizar a fase 1.

Recomendação: beber bastante água para evitar danos aos rins.

Comentários das nutricionistas da Natue (Rúbia Maciel, Carol Arbache e Márcia Pedroza) 

“A dieta não é individualizada para as necessidades de cada um, e assim não respeita as hipersensibilidades de cada um, intolerâncias, carências nutricionais e aversões.

O excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins, e beber 2 litros de água não excluí o problema. E ainda, o aumento de proteínas de origem animal (ovo, queijos, carnes) pode causar aumento da ingestão de gorduras saturadas, mesmo sendo produtos com pouca gordura. Isso pode causar aumento do colesterol, principalmente se o indivíduo não comer tantas fibras (legumes) nas fases permitidas.

Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo, correspondendo à maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano. Numa dieta saudável, o carboidrato deve corresponder à cerca de 60%, para que as proteínas não tenham que desviar-se de suas funções específicas, como a construção dos tecidos musculares, para obtenção de energia, causando assim perda de massa magra (músculo). Na dieta sem carboidratos, o individuo pode sentir mal-estar, falta de energia e de disposição, já que fica sem energia. Além disso, pode causar compulsão por doces e massas, para suprir a necessidade de carboidratos do organismo.

Não há equilíbrio nutricional na dieta proposta. É pobre em vitaminas e minerais, e pode causar deficiências nutricionais que provocam desequilíbrios em todo o nosso corpo e consequentemente, como baixa do sistema imunológico, cabelos e unhas fracas. Além disso, o baixo consumo de fibras, vitaminas e minerais podem estimular a proliferação de bactérias patogênicas, prejudicando o funcionamento do intestino e absorção dos nutrientes e proteínas.

É uma dieta ácida, com alimentos que reduzem o pH do sangue, o que já foi mostrado na literatura científica, possui relação com doenças como osteoporose e câncer.”

Você já fez ou faz esta dieta? Pretendia ou ainda vai fazer?

Veja também

5 comentários

  1. Olá querida, já estou seguindo seu blog, que é muito charmoso viu?


    Convido você e suas leitoras a conhecer o meu:

    http://toobege.blogspot.com.br/


    Beijinhos e tenha uma ótima semana!

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  2. é não curto dietas
    http://vcmaisfashion.blogspot.com.br/

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  3. vim retribuir a visita é puff do de cara com esse blog lindo aamei tudoo,seguindo já! bjos

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  4. Otimo o post

    também tenho ouvido falar muito desta dieta!

    eu to na luta para a perda de 3 quilos(um já se foi), mais não deixei de comer nada... apenas reeducando mesmo. diminui as besteiras e comendo alimentos saudaveis...

    beijinhos

    http://imperfeitinhaa.blogspot.com.br/

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  5. Linda, estou seguindo. Divulguei esta matéria no meu face e na minha fanpage porque adorei demais!
    Sempre que atualizar, avise-me que eu venho ver!
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

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